Resenha: O Fantasma de Anya

10 outubro 2015
http://www.opoderosoresumao.com/wp-content/uploads/2015/06/O-Fantasma-de-Anya-1.jpg


Titulo: O Fantasma de Anya
Autora: Vera Brosgol
Editora:Jangada

Páginas: 224
Classificação:

ADICIONE NO SKOOB   COMPRE


A vida de Anya dá uma guinada quando ela cai num buraco na floresta e encontra o fantasma de uma garota morta há muito tempo, Emily. Por ter sido privada da vida de uma adolescente normal, Emily é um fantasma ressentido. Quando consegue seguir Anya até em casa, procura maneiras de ser útil e convencer Anya a deixá-la ficar. E Anya começa a desfrutar dos benefícios de uma amiga invisível, que pode ajudá-la a viver no mundo às vezes complicado de uma escola secundária. Naturalmente, os problemas não tardam a surgir. E, como dá para adivinhar, o resultado dessa amizade pode causar situações desastrosas e assustadoras.


 

A historia em quadrinhos conta sobre Annushka ou somente Anya, uma garota russa que imigrou para os Estados Unidos com a família e desde então ela sempre faz de tudo para esconder de onde veio. Anya tem vergonha de sua mãe, tem medo de engordar por ja ter sofrido bullying antes, tem uma paixonite não correspondida por Sean, o  garoto lindo e popular da escola que namora, tem uma única amiga (Siobhan), vai mal na escola por cabular muitas aulas e vive tentando se encaixar/adaptar na escola sendo quem ela não é de verdade. Certo dia, Anya decide matar aula e vai para o parque, distraída com pensamentos sobre sua vida, acaba caindo em um buraco e encontrando um fantasma e o esqueleto de Emily, uma garota que "vive" ali a décadas. Anya consegue sair do buraco, mas não esperava que Emily a seguisse. Emily faz de tudo para ajudar e convencer Anya a deixa-la ficar. De inicio Anya gosta de ter uma amiga fantasma que a ajuda a melhorar na escola, mas depois de um tempo, ela irá descobrir que Emily não é bem uma fantasma camarada.

Eu sou apaixonada por HQ's, e quando vi essa HQ que foi vencedora dos Prêmios Harvey e Eisner na Categoria “Quadrinhos para jovens adultos” e foi elogiada pelo Neil Gaiman como “Uma obra-prima dos quadrinhos e da nova literatura” fiquei hiper mega curiosa para ler essa belezinha.
A historia é carregada dos clichês mas não decepciona, ela tem seu toque único. A autora criou um conjunto de aceitação, família, amizade, sobrenatural e modernidade que deixou a historia bem jovem adulto mesmo, apesar dos pesares. Anya é uma personagem bem realista, seus erros e meios para resolver, sua vergonha da família e origem, sua preocupação com o corpo e tudo mais ajudam nessa concepção. 


Eu gostei do livro e apesar de no inicio a historia ser parada, ao todo é achei ótima leitura, bem rápida (li em menos de uma hora) e agradável, sem falar no gráfico maravilhoso que a HQ tem. Recomendo a todos que querem uma leitura descontraída, juvenil e rápida.






Comente pelo Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário

• Por favor, faça um comentário que se relacione com o tema da postagem;
• Estou aberta a críticas, sugestões e elogios. Porém, bom senso é sempre válido;
Obrigada pela visita,volte sempre :)

 
Desenvolvido por Michelly Melo| Modificação e ilustração por Bruna Lombardi| Cantinho da Bruna 3.0 - 2015 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©